.

Livros do autor: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.

Pesquisar este blog

Pensar e Existir pelo celular. Digite o endereço (link)!

Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos | Apenas Internet Explorer Entre para nossa comunidade no Orkut Facebook mande para Google Mande e-mail Assine o nosso Feed Leitor: o pensador

Trânsito Escola

Artigos
Comentários

Símbolos

O ser humano precisa de símbolos para expressar as próprias ideias. Tudo que você vê é um símbolo, ou melhor, dizendo, a concepção de uma ideia.
Essas ideias serão condensadas materialmente ao exterior de acordo com a capacidade de observar, pensar e transforma. Um bom desenhista poderá fielmente descrever no papel o que viu, mas ele poderá não desenhar de forma fiel se estiver em circunstancias que não possa captar e passar para o papel.
O estado emocional é um bom exemplo, pois poderá não ser fiel ao que viu. Existem ainda os pré-conceitos culturais, as vivencias e disso expurgar ao papel de forma distorcida.

Ao longo das eras humanas várias símbolos sofreram modificações.
Repetindo, símbolos são representações da compreensão do ser humano a tudo que o cerca.
Temos então a ideia de símbolos: psíquicos e materiais.

Pergunto a você:
- Qual a cor de seu celular? Você prontamente responderá a cor, contudo haverá a imagem de seu celular e a cor dele em sua mente.
Agora peço:
- Desenhe o monitor de seu computador. Você desenhará da forma que sabe desenhar.
Se eu pegar seu desenho e demonstrar a uma pessoa que tem contato ou viu um monitor, mesmo que seu desenho não esteja muito nítido, ela responderá prontamente ou comparativamente

Agora, pego o seu desenho, bem nítido e fiel a um monitor, e levo a uma pessoa que nunca viu um monitor. Ela não saberá o que é.
Mais ainda. Caso eu demonstre seu desenho a uma pessoa que ouviu sobre computador, as funcionalidades, esta pessoa poderá não identificar seu desenho.
Pergunte a uma criança o que é choque elétrico. Se ela nunca sentiu um choque não saberá o que é. Poderá ter uma ideia se alguém disser que provoca dor. Mas que tipo de dor? Dor de dente? Dor de fratura? Cada dor é única.

A criança poderá fazer associações do que sentiu na própria pele e a passar a temer o choque elétrico e tudo que possivelmente possa eletrocutá-la (causar dor).
Agora vamos a outro exemplo.
Para mim um dia chuvoso me lembra a minha infância no sitio de minha tia. La eu corria e brincava na chuva com meu irmão e os filhos do caseiro.
Sempre que chove sinto-me feliz.
Iremos a uma pessoa que na infância perderá os pais numa inundação. Sempre que chove há a lembrança do trágico acontecimento e ela fica infeliz.
Temos então o símbolo ‘chuva’ em comum, porém para mim e para a pessoa o símbolo tem sentidos diferentes e provoca emoções desiguais.

Épocas e símbolos.


Na idade média as igrejas católicas tinham Gárgulas (desaguadouro, parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, esp. na Idade Média, era ornada com figuras monstruosas, humanas ou animalescas) em todas as faces da construção. Esse símbolo tinha como idéia, da época, espantar os maus espíritos, demônios e satanás.
Atualmente com o conhecimento que se possui nos estabelecimentos de ensino uma pessoa olhará a gárgula e associará a uma superstição da época. Poderá sentir um receio, mas virá automaticamente a mente que é apenas uma impressão.
No primeiro momento, receio, é devido ao que ouviu na infância. Muitos pais para controlarem os filhos falam que “a cuca vai pegar se não dormir cedo” e outras histórias.
Querendo ou não ficará está impressão no inconsciente

Será mais acentuada ou não conforme o local que viveu e vive. Temos então o inconsciente coletivo agindo nesta pessoa.
Não se pode esquecer que o meio externo influencia, mas não diz muito em relação ao caráter da pessoa, ou seja, o meio influencia, contudo não é decisivo.
Um bom exemplo são gêmeos univitelinos. São fecundados por um mesmo espermatozóide, no processo da divisão celular, são formados da mesma bolsa (placenta), são idênticos morfologicamente.
Vamos dizer como ilustração de entendimento, que foram criados, educados na mesma família. Ambos receberam dos pais os mesmo objetos e carinhos.
Receberam informações culturais da localidade que residem. Mesmo assim veremos que ambos se comportam de forma diferente. Não há uma totalidade nos pensamentos, ideais etc.
Como é possível isso? A explicação está que cada ser nasce com uma personalidade e caráter. Como disse, anteriormente, o meio influencia, mas não decide. 

Assim será também aos símbolos. Falo de simbologia o somatório de todas as impressões que a pessoa viveu; as experiências de vida.
Um gato preto para uma pessoa é má sorte; para outra um lindo felino.
Nas relações interpessoais os símbolos orais, gestuais e verbais podem confundir a comunicação pelo fato de que cada pessoa possui ideias pré-concebidas (condições mesológicas).
“A primeira impressão é a que fica”. Muitos falam assim.
Antes de tomar uma ideia, agora que leu tudo, reflita que cada acontecimento e cada pessoa são únicos.
Evite pré-julgamentos, pois só têm a atrapalhar a comunicação interpessoal e a convivência.
Share/Bookmark

3 comentários:

  1. O UTIMO PARGRAFO RESUME TUDO,parrticular mente passo coisa boa para receber.se for o contrario ainda sim vou pagar mais cedo ou mais tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação. tento ser o mais claro possível.

      Excluir
  2. What's up, I read your blog on a regular basis. Your story-telling style is awesome, keep doing what you're doing!
    Also visit my site ... online casino reports

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br